quarta-feira, 25 de julho de 2012

Osteopatia e os camionistas



Osteopatia e dores músculo-esqueléticas nos camionistas

A principal doença registrada entre os trabalhadores de transportes terrestres, está relacionada às dores osteomusculares. Cerca de 12 em cada mil empregados responsáveis por viagens interurbanas apresentaram dorsalgia (dor nas costas). Entre os que trabalham com transporte não-regular de passageiros, dez em cada mil sofreram com o problema. Além de passarem grande parte do dia sentados, eles não têm estrutura alguma de descanso. No transporte não-regular, enquanto um motorista conduz, o outro dorme em um lugar improvisado.
A tensão e o medo de acidentes e dos assaltos cada vez mais constantes também são responsáveis por dorsalgias e outras doenças osteomusculares, além do stress.
 Se fizermos um comparativo do nosso corpo com a engrenagem de um carro, constatamos que se alguma peça estiver bloqueada, não existirá o movimento harmónico.   A Osteopatia, liberta as articulações bloqueadas devolvendo o movimento fisiológico e libertando as tensões corporais, fazendo com que elas funcionem harmonicamente.
Rodar o Pescoço e dor ou rigidez é uma das queixas conhecidas de pacientes aos seus médicos. É um fato da vida moderna. Cada vez mais cada um de nós nas suas horas de trabalho faz todos os dias sentado ao volante de seus camiões, carros ou em uma mesa na frente de um computador.  Infelizmente, a coluna não está bem concebida para horas de imobilidade física.



As principais doenças registradas:

Transporte rodoviário interurbano de passageiros (número de afastamentos por cada 10 mil trabalhadores):
1. Dorsalgias – 120
2. Depressão – 65
3. Transtornos de discos intervertebrais (como hérnia de disco) - 44
4. Hipertensão – 37
5. Fracturas do punho e da mão – 22


Transporte rodoviário de passageiros não-regular (número de afastamentos por cada 10 mil trabalhadores):

1. Dorsalgias – 103
2. Hipertensão – 45
3. Depressão – 38
4. Transtornos de discos intervertebrais (como hérnia de disco) - 37
5. Fracturas da perna e do tornozelo – 29